Na hora de abrir uma empresa, o passo principal é saber qual será o serviço ou produto que ela irá comercializar. O ideal, normalmente, é que ela de uma solução, resolva um problema. Por estarmos cada vez mais conectados e buscando automatizar processos difíceis ou demorados, acaba sendo comum que essas soluções sejam digitais. Quando uma empresa monta um software e o comercializa como serviço, ele se torna um modelo de negócio, o SaaS.
Entenda tudo sobre SaaS aqui!

O que é SaaS?

Saas, ou Software as a Service, do inglês, é um serviço em forma de software, ou sistema. Mas isso já fica claro pelo seu nome.
Assim, um SaaS é uma ferramenta online que soluciona um problema em forma de serviço. Essa solução pode ser para algo que está faltando no setor comercial, ou uma ajuda no setor de marketing. Mas, ainda existem SaaS que são para toda empresa como os de gestão comercial.
Eles também não precisam ser voltados para empresas. Um grande exemplo de SaaS, muito utilizado por todos é a Netflix.
Eles não precisam de instalação, uma vez que são onlines, necessitando apenas de conexão com a internet. É comum que eles tenham acesso direto pelo navegador, mas também podem ser aplicativos.

Tipos de SaaS

Um SaaS pode ter diversas funções, ele pode ser uma ferramenta de venda, de marketing, de TI, entre muitos outros. Confira alguns tipos de SaaS e exemplos.

SaaS de Vendas

Existem algumas ferramentas voltadas para auxiliar nas vendas. Alguns exemplos de SaaS que estão lado a lado com o setor comercial são aqueles que auxiliam nas vendas online, como a NuvemShop, Loja Integrada e Shopify.

SaaS de Marketing

Os sistemas em formato SaaS são grandes aliados nas funções de marketing. Eles normalmente ajudam na hora de programar um post, por exemplo, seja ele um texto em blog ou uma foto em rede social. Mas eles também estão lá na hora de enviar um email ou manter os seus leads organizados. As principais SaaS de marketing são: RD Station, Etus e SemRush.

SaaS de RH

Esses normalmente são as ferramentas utilizadas no recrutamento de talentos para um negócio. Mas, eles também podem ser utilizados para manter os dados importantes dos colaboradores, e até controle de ponto. Os principais do mercado são Gupy, Pipefy, Ponto Tel e Tangerino.

SaaS de gestão

Nesse caso, podemos citar os SaaS utilizados por empresas para controlar os dados de financeiro, estoque e outros importantes. Entretanto, podemos também considerar os aplicativos de organização, inclusive de agendas. Ou seja, gestão pessoal. Para gestão de empresas existem os ERPs, que são sistemas integrados que fazem o controle geral da sua empresa, como o eGestor. Já quando falamos em gestão pessoal, podemos citar o Google Agenda e Evernote.

SaaS de streaming

Os mais comuns e mais famosos. Esses vieram para mudar a forma como assistimos conteúdo, que antes consistia basicamente em esperar o filme ou episódio da série passar no canal. Esses começaram de mansinho, com a Netflix, que era, literalmente, um delivery de filmes. Com a sua rápida expansão, foram nascendo cada vez mais SaaS com séries, filmes, documentários e até conteúdo infantil. Os maiores exemplos hoje são a Netflix, Amazon Prime e HBO Plus.

SaaS de educação

Nos últimos anos, vimos mudar rapidamente a maneira com que se estuda. As crianças tiveram aulas virtuais na escola e quem cursou uma graduação, pós ou outro tipo de curso teve que se adaptar à nova maneira com que se dava o ensino. Isso impulsionou atualizações em ferramentas que já existiam, como Google Meet, mas também abriu brecha para criação de outras SaaS de educação, como Moodle e Samba Tech.

Benefícios do SaaS

SaaS e um caminho sem volta: quem teste nunca mais larga. Assim, muitas empresas acabam buscando esse tipo de ferramenta. Mas, isso também quer dizer que quem está buscando começar um negócio, o SaaS pode ser uma grande ideia.

Benefícios de utilizar um SaaS

  • Início simples e barato: Quando a necessidade de encontrar uma solução para um problema, se busca algo simples e, de preferência, barato. E essa resposta é um SaaS. Por ser um sistema online, um SaaS não tem custos com implementação, com manutenção e infraestrutura de TI. Assim, basta acessar o serviço de um dispositivo com conexão de internet, se cadastrar ou fazer login e pronto, você já está apto a utilizar o SaaS.
  • Atualizações automáticas: Ao utilizar um SaaS as atualizações são automáticas, porque tudo está hospedado na nuvem. Dessa forma, na hora de fazer uma atualização ou até pedir um suporte, tudo pode ser feito sem ter que esperar alguém ir até o local presencialmente.
  • Integração de forma simples: Outra grande facilidade do SaaS é que ele pode integrar com outro SaaS. Por exemplo, quando você utiliza o Spotter para seus pré- vendedores e o RD Station para o setor de marketing: basta integrar os dois de forma extremamente simples e os dados estão conectados, sem nenhuma implicação na segurança dos dados.
  • Custos reduzidos: Por não precisar ter algo físico, que não precisa de uma infraestrutura muito grande e que as atualizações são feitas de forma automática, você acaba diminuindo os gastos. Também, ter os dados automatizados garante além de economia de dinheiro, economia de tempo.

Benefícios de criar um SaaS

Baixo custo inicial: criar um SaaS requer tempo, isso é um fato. Mas, além disso, os custos financeiros são quase zero. Se você é um desenvolvedor ou tem algum possível sócio desenvolvedor, basta criar uma landing page para testar o quanto o produto seria relevante. Ou então, se você já tem um problema, ele pode ser o que seu SaaS soluciona.
Possibilidade de valores altos de retorno: um Software como Serviço é lucrativo, principalmente se considerarmos os baixos custos de inicialização. Mas, por ser uma automatização que traz vários benefícios para quem o utiliza, ela tem uma circulação alta. Além da maioria ser altamente escalável, participando de rodadas de investimento o tempo todo.

SaaS e o futuro: de certa forma virou um clichê falarmos que a tecnologia está tomando conta das nossas vidas, mas é a mais pura verdade. Isso significa que algumas situações, como cuidar do seu financeiro em um caderno, não fazem mais sentido. Consequentemente, todos estão buscando um SaaS.

Como alcançar o sucesso sendo um SaaS

Existem alguns desafios na hora de abrir um negócio SaaS são literalmente como começar. Confira alguns passos importantes.

Valide seu produto

Crie um landing page e veja quantas pessoas se inscrevem nela para testar seu software. Isso significa que elas estão interessadas no que você está oferecendo. Ainda, se você tem um público em alguma rede social, faça uma enquete ou um post perguntando como eles se sentem sobre o produto. Procure encontrar quem o SaaS está direcionado e questione se elas têm interesse nesse tipo de serviço.

Esteja preparado para cobrar o que ele vale

Não comece a desenvolver seu software sem ter certeza que ele será realmente importante para alguém. Assim, se o que você está entregando vale algo, quem precisa estará disposto a pagar o necessário. Mas também não estamos dizendo para cobrar o máximo possível. Se já existe algum concorrente, seja um cliente oculto e veja os valores que eles cobram.

De olho nas funcionalidades

Muitas vezes você pode não desenvolver uma ferramenta porque ela dá muito trabalho ou você acha que seu cliente não acha importante. Fique atento a taxa de cancelamento e porque eles estão cancelando. Mas, pode ser completamente ao contrário, você está oferecendo ao seu cliente muito mais do que ele precisa e tornando um processo simples, complicado demais.

Esteja pronto para crescer

O futuro e SaaS. Mas isso você já leu aqui. Não perca o timing de contratar outras pessoas para ajudar. Muitos desenvolvedores iniciam sozinhos, ou apenas com um sócio, poupando custos, como forma de conseguir uma renda extra. Portanto, entenda quando seus clientes e principalmente seu software pede por ajuda e contrate funcionários!

MicroSaaS

Agora que você já entendeu o que é um SaaS, chegou a hora de falarmos de MicroSaaS. Como você pode perceber pelo nome, o MicroSaaS é uma empresa SaaS menor, pequena, pensada para uma necessidade específica. 

Ele serve, principalmente, para quem não quer criar uma empresa gigante, um próximo unicórnio. 

O MicroSaaS pode ser apenas uma pessoa, no caso dos maiores, pode ser uma pequena equipe. Ele costuma solucionar um problema de nicho, com menos recursos possíveis e uma base de clientes pequena, mas fiel.