Se você nunca ouviu falar de SaaS, você está ficando para trás. Muitos dizem que ele é o futuro, mas se esse é o caso, já estamos no futuro. Os negócios SaaS estão cada vez mais ganhando força no mercado, seja pelo avanço da tecnologia que segue acontecendo com cada vez mais força, seja pela necessidade de automatizar processos.

O que é SaaS

SaaS é sigla para Software as a Service, ou seja, Software como Serviço. Ou seja, ele é um sistema, uma ferramenta, que é comercializada como um serviço, com pagamento mensal, com suporte e com métricas diferentes.

Falando em métricas, o SaaS acaba sendo um pouco mais complexo que um negócio comum. Isso porque existem algumas variáveis que um SaaS não pode viver sem, enquanto um negócio normal até pode, mas não por muito tempo. 

Diferente dos outros negócios, o SaaS é mais escalável, fazendo com que seja possível captar cada vez mais clientes sem a escassez de um produto. Isso faz com que ele possa ser ainda mais rentável, mais rentável do que você imagina. 

Como saber se meu SaaS é viável

Em qualquer negócio há questionamentos sobre sua viabilidade. Claro que mesmo o SaaS sendo o melhor negócio do mundo, não é possível atestar que ele será viável. Mas, se pode ter uma ideia quanto a isso.

Um dos principais diferenciais de um SaaS é justamente que ele é totalmente online. Dessa forma, se pode testar e experimentar com ele antes mesmo do seu lançamento. Isso acontece porque é possível criar, por exemplo, uma landing page e entender o quanto aquela solução é útil e quantas pessoas tem interesse, baseada na taxa de conversão. 

SaaS vs E-commerce

O e-commerce está em alta. Com a pandemia, as vendas online aumentaram muito, fazendo com que toda loja passe a ter seu e-commerce. E quem pensou em montar um negócio também tinha como primeiro pensamento, e mais rentável, ele.

Mas, um negócio de vendas online pode não ser essa maravilha toda. Uma loja online precisa da mesma atenção que qualquer neǵocio, talvez até mais. Por exemplo, na hora da entrega, é preciso de um esquema de logística bem pensado, com uma margem de erros grande, afinal, o produto pode ser extraviado, quebrar, se perder…

Isso é algo que não acontece no SaaS. Isso porque ele tem mais margem, e consequentemente, permite mais erros. 

Ainda, quando falamos em métricas, por ter a estabilidade de uma receita recorrente, baseada no MRR, o SaaS possibilita que em um mês não se tenha vendas, por exemplo. Enquanto um e-commerce não pode se dar ao luxo de simplesmente não vender.

SaaS vs APP

Sim, muitas vezes um SaaS pode ser um aplicativo. Mas, nesse caso, estamos falando especificamente de aplicativos como o Uber e iFood. Um aplicativo precisa de um ecossistema, que é bem complexo.

Utilizando o exemplo da Uber, ela precisa de motoristas e usuários para funcionar, se tiver usuários e não tiver motoristas, ou o contrário, nada acontece. Enquanto em um SaaS isso não acontece.

Ainda, existem nichos de aplicativos que tem um player dominante, uma empresa principal. Seguindo o exemplo da Uber, existem vários outros aplicativos com o mesmo intuito, mas ele é o mais conhecido. Se você pensa em criar um app com o mesmo intuito, você será só mais um. E para ser a empresa dominante em um nicho, mesmo que ele seja recente ou pouco buscado, será necessário muito capital, o que pode não ser viável. 

Mas e se você consegue ser rentável com um app, mesmo que ele tenha um player dominante? Você provavelmente estará tomando o lugar de outra empresa. E o mesmo pode acontecer com você. 

Esses grandes players têm muito capital para investir. Dessa forma, se ele quer dominar a cidade que você está sendo rentável, será muito mais fácil. Assim você perde seu espaço, perdendo dinheiro. 

Em um SaaS essa dominação nunca acontece. Como a base de clientes é algo privado, que só a empresa tem acesso, um grande player nunca pode “roubar clientes”.

E se essa base for divulgada? Isso é praticamente impossível de acontecer, mas vamos supor que pode. Porque os seus clientes, que já estão familiarizados com o seu negócio, trocarão ele por outro, que pode até ser mais barato, mas que requer uma migração e ainda mais importante: requer aprender tudo de novo.

Existe uma curva de aprendizagem. Se o seu software tem um botão no lado direito e o que seu cliente trocou por, ter o mesmo botão no outro lado, levará muito tempo para se acostumar. Além disso, se falarmos de valor, temos os valores de cancelamento, muitas empresas também cobram pelo treinamento… Tudo influencia para que o seu cliente não deixe de ser cliente.

Empresa SaaS

Além dos inúmeros diferenciais do SaaS para os outros tipos de empresas, existe uma vantagem logo de início: o capital inicial é baixo. Isso quer dizer que não é necessário despender valores muito altos na hora de abrir uma empresa SaaS.

Também, enquanto muitas empresas podem impactar em crescimento e precisar despender grandes valores de investimento, um SaaS é sempre rentável e escalável, tendo uma estabilidade baseada no MRR. 

Outro benefício do SaaS em relação a outros tipos de negócios é o equity. Ou seja, quanto a empresa depende de uma pessoa para seguir rodando. No caso de um curso, por exemplo, é necessário uma pessoa que ensina, sem ela, o curso não faz sentido.

SaaS é o melhor negócio do mundo

O SaaS, antes de tudo, é uma solução. Muito mais que apenas um software como serviço estável e escalável, ele ajuda quem o utiliza, seja na automação de um processo, ou na melhora de outro. 

Ele não tem os mesmos custos iniciais que negócios físicos e pode ser mais barato para o cliente pelos valores não estarem inclusos no preço e pelo mesmo não necessitar instalação, diferente dos softwares vendidos como produtos. 

Mas, caso um SaaS seja mais do que você precisa, você ainda pode optar por ter um Micro SaaS. Como o nome já explica, ele é o mesmo que um SaaS, porém mais enxuto, com uma equipe menor, podendo ser de apenas uma pessoa. 

Entretanto, não termine esse texto pensando que ter um SaaS é muito fácil, pelo contrário, ele requer tanta atenção quanto outro tipo de negócio. Mesmo que sua principal vantagem seja justamente ser mais simples.